História

Fundada em 10 de agosto de 1963, durante a gestão do então prefeito, Pedro Felício Cavalcanti, através da Lei Municipal no 651, de 17 de abril de 1963, a SAAEC, conforme o preconizado à luz de seu Estatuto Social tem por objetivo distribuir água tratada e de qualidade para toda a população cratense, além de ser responsável pelo saneamento da rede sanitária da cidade. A empresa foi criada na forma de uma sociedade de economia mista destinada a planejar, projetar, executar industrialmente os serviços públicos de abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários no município do Crato.

Os primeiros relatos de abastecimento no Crato começaram com os vendedores que subiam ao pé da serra para captar a água e distribuir a população através das ancoretas dos jumentos. Nos primeiros anos, o Crato possuía 70 fontes em todo seu entorno, sendo a do bairro Granjeiro, a maior.

Na década de 30, o prefeito Filemon Monteses solicitou ao Banco da Caixa Econômica do Rio de Janeiro, o financiamento para a execução do projeto que visava o fornecimento de energia e água para o Crato. O empréstimo foi aprovado em 1936 e após dois anos, em 4 de dezembro de 1938, o prefeito Alexandre Arrais inaugurou a hidrelétrica movida pelas fontes da batateira. No ano seguinte, em 22 de março, era inaugurado o sistema de abastecimento do Crato.

Com a crescimento da demanda, foram construídos chafarizes públicos para atender os usuários que não tinham condições de possuir as suas redes. Depois de alguns anos, a fonte do Grangeiro não conseguia mais abastecer toda a região do Crato sozinha, o que incentivou a execução do programa para a cavação de poços profundos.

Em abril de 1963, o prefeito Pedro Felício Cavalcante criou a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, tendo como primeiro presidente Brigadeiro José Macedo. A feitura possibilitou a ampliação das redes de poços profundos e a construção dos quatro reservatórios em bairros diferentes.

Hoje, o órgão trabalha recolhendo água das nascentes e poços presentes em Crato. Ao todo, são 43 pontos de bombeamento de água. Semanalmente é feito o tratamento e distribuição de aproximadamente cinco milhões de litros do precioso líquido, apenas em cinco dos principais reservatórios da SAAEC.

A Sociedade mantém um corpo de funcional de 125 colaboradores, entre diretores e técnicos. Na SAAEC, o Município é o maior acionista, onde detém mais de 99% das ações. Como forma de contribuir com o bem-estar social e com o desenvolvimento regional, no ano de 2008 foi realizado o primeiro concurso público para a efetivação de funcionários da SAAEC.

Buscando uma melhor articulação e diálogo permanente com a população, a SAEEC mantém o horário de funcionamento entre as segundas e sextas-feiras e plantões aos sábados, domingos e feriados.

SAAEC
Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato
Avenida Teodorico Teles, 30 – Centro
Crato-CE
Email:
contato@saaeccrato.com.br
Fone: (88) 3523-2044

© 2017 desenvolvido por KBsistemas

pesquisar