Previous Next

Núcleo de Educação Hidroambiental continuando sua aposta no protagonismo juvenil

O Núcleo de Educação Hidroambiental, nesta quinta-feira, 16 de novembro, inicia processo formativo de adolescente que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente da E.E.M.T.I Wilson Gonçalves da Silva.

No primeiro momento a socióloga Cristina Diôgo, consultora do núcleo, apresentou o cenário da água no mundo, no Brasil e no Crato e abriu o debate sobre a questão do consumo consciente da água. Em seguida apresentou um histórico das atividades das oficinas de Bombas de Sementes e colocou a importância do protagonismo juvenil: os participantes vão replicar a experiência em toda escola.

Uma novidade foi a presença da professora Tereza Cristina, intérprete em libra, que acompanhou a participação de uma participante da experiência.

No segundo momento, o engenheiro sanitarista André Ramos apresentou o processo de monitoramento das Bombas de sementes, explicando como funciona um Bombário e da importância da comprovação científica da eficácia das Bombas de Sementes no processo reflorestamento da chapada do Araripe.

Após a apresentação do André, Cristina convidou o grupo a participar deste processo de monitoramento e iniciou o passo a passo da confecção das bombas de sementes, utilizando sementes de aroeira, doadas pela Rede de Sementes do Projeto de Transposição do São Francisco e sementes de Visgueiro coletada a semana passada no Sítio Santo Antônio.

 

Num clima de muito diálogo e cumplicidade foi encerrada a oficina, onde cada participante recebeu um copo de papel da SAAEC e se comprometeram em dar continuidade ao processo de reflorestamento da Chapada do Araripe com as Bombas de Sementes. E no início de dezembro ele vão iniciar uma jornada de oficinas de Bombas de Sementes em todas as salas do ensino médio da referida escola.

SAAEC
Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato
Avenida Teodorico Teles, 30 – Centro
Crato-CE
Email:
contato@saaeccrato.com.br
Fone: (88) 3523-2044

© 2017 desenvolvido por KBsistemas

pesquisar