Previous Next

Na última Terça-feira aconteceu na cidade do Crato a reunião Regional da ASSEMAE (Associação Nacional do serviços Municipais de Saneamento). Os SAAE’s da Regional IV, composta por municípios do Ceará e Rio Grande do Norte, se reuniram com a perspectiva de compartilhar experiências dos SAAE’s, debater a realização do 48º congresso da ASSEMAE (que acontecerá daqui três meses) e discutir a criação de uma Agência Reguladora dos Serviços Municipais de Água e Esgoto como previsto na lei 11.445/2007.

Estiveram presentes na reunião dez municípios: Limoeiro, Sobral, Pindoretama, Quixeramobim, Morada Nova, Jaguaribe, Icó, Quixelô, São João do Jaguaribe e o Crato, único município caririense, presente.  O secretário-executivo da ASSEMAE Francisco dos Santos Lopes veio de Brasília para participar da reunião e relata que SAAE’s  ser  na transparência, seriedade e no serviço de qualidade. Destaca ainda que “é necessário considerar a realidade social da população dos municípios, mas precisamos cobrar um valor justo na tarifa de água” suficiente para manter os serviços funcionando de maneira segura tanto para a empresa quanto para o usuário.

O vice-prefeito e secretário de saúde da cidade do Crato, André Barreto, também esteve presente e destacou que um grande desafio é projetar um serviço de saneamento básico de qualidade para que assim os serviços de saúde seja melhorado. Destacou que real investido em saneamento são cinco reais em saúde.

 

O diretor-presidente da SAAEC, Yarley Brito, disse que no Crato existe uma cultura de abundância de água desconsiderando que por mais que água  ela é um bem finito e precisa ser cuidada. Ele destaca a importância de pensar soluções alternativas para diminuir o consumo de água e educar a população a consumir de maneira consciente. Yarley conclui falando que a média de água gasta por um cratense é o dobro da indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “a falta de reservatórios e caixas d'água nas casas, faz com que a população consuma mais água que o necessário” e conclui dizendo que traçar alternativas para o melhoramento do abastecimento e do saneamento básico é essencial para o Município do Crato. Portanto, foi uma felicidade receber os outros SAAE’s para esta reunião

Previous Next

A SAAEC através do núcleo de educação hidroambiental, realizou na última sexta-feira em conjunto com a guarda municipal o “Dia D das Bombas do Bem”.  Esta ação teve a perspectiva de produzir o maior número de bombas de sementes possível. Foram produzidas aproximadamente 10 mil que serão lançadas de um helicóptero na Chapada do Araripe

Foram fabricadas bombas de cinco espécies de sementes nativas diferentes: Visgueiro, Aroreira, Ipê-amarelo, Jatobá e Gonçalo Alves. Com esta ação foi implantada a fábrica de sementes do Cariri que pretende fabricar mais de 50 mil bombinhas para lançá-las na Chapada no dia da água.

 

Cristina Diogo integrante do núcleo hidroambiental da SAAEC destaca a importância de contar com os civis da Guarda municipal nesta ação: “É com muita alegria que a gente recebe esses profissionais da segurança do Crato, e que eles estão entendendo a necessidade em sentido integral e que cuidar da vida é inclusive cuidar das árvores”. Segue dizendo que se pretende fazer um “Grande bombardeio do bem na chapada do Araripe” protegendo assim, a fauna, flora e as bacias de água naturais. 

Nesta quarta-feira, 31.01.18, será realizada na sede da OAB Crato as 14h. 30m, a Posse dos Membros do Conselho  Municipal de Água e Esgoto do Crato.

A Lei n° 3.249 de 22 de dezembro 2016, criou o Conselho com objetivo de fortalecer os serviços de água e esgoto.

Os Membros foram eleitos na I Conferência Municipal de Água e Esgoto do Crato.

OAB localizada a Av Perimetral Dom Francisco, 380 bairro Pinto Madeira.

Previous Next

 

A SAAEC trabalhou durante o mês de Janeiro em melhorias no abastecimento do Distrito da Ponta da Serra. As chuvas que aconteceram nos primeiros dias de 2018, ocasionaram instabilidade na rede elétrica e danificaram as bombas de abastecimento da Ponta da Serra, fazendo com que a comunidade ficasse sem fornecimento de água por dias seguidos.

Há seis anos o sertão não apresenta um inverno com chuvas regulares. O longo tempo sem chuvas frequentes e o abastecimento da comunidade, que se dá por fontes superficiais, contribuíram para que os problemas de fornecimento acontecessem.

Para solucionar os problemas apresentados, a SAAEC deu início ainda na primeira semana de Janeiro a obra no sistema de captação e bombeamento de água com redimensionamento de bombas e automatização do sistema. A obra foi finalizada ainda na semana passada. Visando melhorias do sistema de abastecimento da Ponta da Serra, foi substituído o conjunto de bomba e motor da comunidade assim como um novo poço passou a ser utilizado. 

Amanhã, terça-feira 30/01 se inicia a ação da SAAEC no bairro Vila Alta. A primeira edição do "SAAEC nos bairros" vai acontecer entre os dias 31 de Janeiro e 03 de Fevereiro. A campanha pretende atender as demandas de diferentes bairros da cidade. Tendo como principal perspectiva a negociações do débito em até 24 vezes com descontos que podem chegar até 75% dos juros e parcelamento de multas por ligações clandestinas. O ponto de apoio desta ação será durante o dia inteiro na associação de moradores do bairro. 

Previous Next

Ontem no final da tarde , quinta-feira, 17, a equipe SAAEC foi prestigiar a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira).

O CRAS Solon Pinheiro Teles se apresenta como um equipamento para melhor atender as necessidades da população do bairro Batateiras, dispondo de sala de coordenação; sala para atendimento psicossocial; recepção; banheiros com acessibilidade; salão de convivência; e áreas externas.

 

 

 

 

 

Mais informações e fotografias em: https://www.crato.ce.gov.br/noticia/767/

Previous Next

As chuvas intensas do final de semana, ocasionaram descargas elétricas responsáveis por danificar a bomba de abastecimento dos bairros Centro, Pimenta, Sossego e Ossean Araripe, rompendo também uma adutora. Para uma melhor qualidade do serviço, a equipe SAAEC começou a trabalhar às 7:30 do dia 24/12 e concluiu a obra às 6:30 da manhã do dia 25. Enquanto milhares de famílias estavam comemorando o natal, a nossa equipe estava trabalhando para regularizar o fornecimento de água para as famílias das localidades supracitadas, Rafael Orleans, diretor técnico da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, relata que “com esta ação a SAAEC reforça o seu compromisso com a cidade do Crato”. 

Previous Next


Hoje na cidade do Crato, aconteceu a 104° Missa do Vaqueiro. Na ocasião vaqueiros
lançaram na natureza 'Bombas' contendo sementes de espécies nativas da Floresta
Nacional do Araripe (FLONA). Com a contribuição da quadra invernosa é esperado que as
sementes atiradas na natureza germinem e possam contribuir com o reflorestamento da
 Chapada do  Araripe.


O Evento:
Acontece todo mês de Janeiro há 104 anos em devoção ao vaqueiro pernambucano
 encontrado morto após se perder na chapada. As história diz que  moradores dos
arredores passaram a frequentar o local onde o vaqueiro foi enterrado para rezar por sua
alma, fazer promessas e suplicar milagres. Alguns milagres são atribuídos à Santa Cruz da
Baixa Rasa, dentre eles o atendimento a uma promessa feita por Vó Pretinha, matriarca da
família Estêvão, em 1914, quando uma epidemia se espalhou pelo Nordeste e ela pediu que
a doença não chegasse ao Cariri. A programação da festa inclui cavalgada com
concentração em frente à capela do Lameiro, de onde todos partem até a Floresta do
Araripe, num trajeto de cerca de 6km de subida asfaltada e outros 3km a pé.


As Bombas de Semente:
Visando a facilitação do acesso à educação ambiental através do esporte, e o
reflorestamento da Floresta Nacional do Araripe (FLONA), surgiu o Projeto “Bombas do
Bem” realizado pela SAAEC em parceria com o Instituto de Ecocidadania Juriti.  Após
oficinas de bombas de sementes e lançamento dessas bombas na natureza, o projeto
passou a ser reconhecido como importante para o melhoramento da relação das crianças e
adolescentes com a natureza e com a preservação da FLONA e dos mananciais
caririenses.

Previous Next

 

Ontem equipe da SAAEC esteve em reunião com Cláudia de Oliveira, uma das lideranças comunitárias do Conjunto Filemon Lima Verde, segunda etapa do Programa “Minha Casa, Minha Vida” da cidade do Crato, para ouvir as reivindicações dos moradores sobre o sistema de água e esgoto. Além dos esclarecimentos sobre os contratempos acontecidos na entrega de algumas casas a equipe e as lideranças puderam estabelecer planos e ações estratégicos para uma melhor utilização dos resíduos que seriam descartados na natureza como o óleo de cozinha.

O Conjunto Conviver, na cidade do Crato, recebeu mais uma obra realizada pela equipe da SAAEC. Foi dado início às novas ligações de água no Conjunto, beneficiando 14 famílias com abastecimento de água de qualidade. A obra teve início na Terça – feira, dia 19/12/2017 e a previsão para o término é 30/12/2017. 

 

SAAEC
Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato
Avenida Teodorico Teles, 30 – Centro
Crato-CE
Email:
contato@saaeccrato.com.br
Fone: (88) 3523-2044

© 2017 desenvolvido por KBsistemas

pesquisar