O serviço de abastecimento de água na cidade do Crato, operado pela SAAEC, empresa do município que chega aos 60 anos neste dia 10 de agosto, vem passando recentemente por constantes melhorias visando atender com qualidade a população. Atualmente, são mais de 40 mil unidades consumidoras atendidas pela empresa cratense nas áreas urbana e rural com gerências de abastecimento descentralizadas, possibilitando a mesma atenção e manutenção recebida na sede da cidade aos moradores dos 27 sítios com fornecimento de água realizado pela empresa.
Na gestão atual, grandes avanços evidenciam a qualidade do serviço prestado, a exemplo da automação de poços que são monitorados 24h por dia, otimizando o sistema e apresentando em tempo real a necessidade de intervenções e manutenções, que são atendidas com maior brevidade devido à ampliação de equipes e frota de veículos. Outro fator de evolução é que a empresa dispõe agora de laboratório próprio de análises de água e efluentes, propiciando um maior controle da qualidade da água ofertada, reduzindo o tempo de emissão de laudos de 10 dias úteis, em laboratórios terceirizados, para, no máximo, 24h.
Tais progressos foram possíveis devido ao maior controle financeiro, com ações de reduções de perdas de materiais e custos, proporcionado também pela construção do almoxarifado no setor de manutenção localizado no bairro Ossian Araripe, viabilizando uma maior organização do estoque, evitando compras desnecessárias e falta de matérias-primas necessárias, melhorias que transparecem uma SAAEC ativa no dia a dia da sociedade cratense.
Laboratório de análises de águas e efluentes
A SAAEC investiu na aquisição de equipamento próprio com tecnologia avançada para análises de água e efluentes do sistema de abastecimento da cidade do Crato, com capacidade também de atender demandas externas num futuro breve. O presidente da SAAEC, Yarley Brito, destaca que a implantação do laboratório marca o processo constante de melhoramento do serviço de abastecimento de água prestado pela empresa, reduzindo a periodicidade de análises de mensal para semanal. "A economia e a geração de recursos financeiros também é um fator importante, pois o custo por análise será 75% menor, podendo também, em breve, gerar receita com clientes externos, ampliando assim a capacidade de investimentos na melhoria dos sistemas e redes da empresa", ressalta Yarley.
Segundo Emanuel Sadal, laboratorista, diariamente será possível realizar a quantidade de 25 coletas e análises microbiológicas, com laudos emitidos em no máximo 24 horas. "Antes as amostras eram enviadas para laboratório terceirizado e demoravam até 10 dias úteis para emissão dos laudos", pontua Sadal.
Automação
O controle automatizado de poços e reservatórios da SAAEC tem chamado a atenção de outros SAAEs, e o interesse na utilização da tecnologia. O monitoramento de sistemas de abastecimento em tempo real, 24h por dia, possibilita o acionamento, desligamento ou verificação de problemas técnicos, favorecendo a rápida resolução.
Almoxarifado
A atual gestão construiu almoxarifado amplo com, aproximadamente, 500m² facilitando a organização do estoque e o acesso aos materiais necessários às manutenções e extensões de rede, favorecendo maior controle, evitando perdas e excessos, o que otimiza a prestação dos serviços, garantindo a qualidade dos mesmos.
Há 19 dias
Há 37 dias
Há 147 dias
Há 152 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?