Combate a incêndios é motivo de reunião entre SAAEC e ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), através do Núcleo de Educação Hidroambiental, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (11) na sede do instituto ambiental pautando a “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”.

Estiveram presentes também órgãos e instituições ligadas ao assunto, como a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Segurança, a Floresta Nacional do Araripe (FLONA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

No combate aos incêndios, a equipe reunida discutiu os meios para que a população tenha conhecimento adequado para acionar com maior rapidez os serviços de contenção dos focos de incêndio e queimadas, que são distintos em suas finalidades e métodos. O incêndio é de difícil controle, já as queimadas são de manejo mais simples e, portanto, em situação de alastre pode ser contida mais facilmente.

“Há uma necessidade de garantir celeridade no atendimento as chamadas e denúncias de incêndio, por isso o ICMBio nos convocou para participarmos dessa reunião com as demais unidades parceiras, para entendermos e ajudarmos no processo de combate aos incêndios”, declarou Tayres Souza, que esteve ao lado de Cristina Diogo representando o Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC.

Outra preocupação debatida na reunião é conseguir detectar as falhas na comunicação entre sociedade e órgãos no momento de acionar os serviços de emergência contra os incêndios, para que haja rapidez no trabalho de contenção destes focos.

A ideia é que todas as instituições atuem em parceria quando necessário combater focos de incêndio, ficando a SAAEC encarregada de auxiliar em emergências colocando o seu aparato logístico à disposição para situações mais críticas, direcionadas pelo próprio ICMBio, que detém maiores informações e conhecimentos técnicos para decidir sobre a tática mais eficaz no combate ao fogo.

SAAEC
Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato
Avenida Teodorico Teles, 30 – Centro
Crato-CE
Email:
contato@saaeccrato.com.br
Fone: (88) 3523-2044

© 2017 desenvolvido por KBsistemas

pesquisar