Equipes da SAAEC e de algumas secretarias municipais foram até o município de Mossoró (RN) nesta segunda-feira (11) em busca de uma alternativa voltada para elaboração e implantação de cidades inteligentes, através do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) que está sendo desenvolvido e funcionará na gestão daquele município.

A iniciativa partiu da própria gestão local que visa maior eficiência operativa e organizativa nos procedimentos internos e serviços prestados à população, conhecendo essas experiências de inovação na esfera pública. Além da SAAEC, a Secretaria de Finanças, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial acompanharam a comitiva que assistiu à apresentação da plataforma exibida pelos diretores da EGL Engenharia.

Durante a manhã ocorreu ampla discussão sobre as etapas de construção e implantação do CTM, sendo repassadas informações importantes para o modelo de gestão inteligente que a instituição e secretarias municipais pretendem alcançar através dos dados coletados. O diretor presidente da SAAEC, Yarley Brito compôs a comitiva ao lado do coordenador do Núcleo de Projetos, Cristiano Cardoso. “O objetivo também é colher subsídios para realizarmos no Crato um cadastro semelhante”, afirmou Cardoso.

O conjunto de informações e módulos possibilita que a gestão conheça e cruze as informações para otimizar serviços e consulta pública, estabelecendo maior relação com a população assistida pelos serviços públicos. Esta base de dados também permitirá que secretarias e órgãos estejam melhor preparados para a intersetorialidade na gestão, desburocratizando os procedimentos, equipando estruturalmente a máquina pública, qualificando humanamente o corpo de servidores e proporcionando um melhor planejamento técnico, integrando ações e ampliando resultados.

Na manhã da última terça-feira (05) aconteceu a reunião do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado (CBHS) no auditório da Escola de Ensino Profissionalizante Balbina Viana Arraes, em Brejo Santo (CE). Na ocasião, esteve presente a SAAEC, representada pelos senhores Cristiano Cardoso, diretor do Núcleo de Projetos e Yarley Brito, diretor presidente.

Após a abertura da reunião e composição da mesa, às 9h, foram discutidas pautas, a exemplo da que destinou um momento para um Plano de Segurança Hídrica na região da bacia em questão.

A reunião também tratou da situação hídrica atual da bacia do Rio Salgado, além das microbacias adjacentes. A SAAEC demonstrou interesse em participar do CBHS e para isso está priorizando com agilidade a organização da documentação para que possa ocupar uma vaga no comitê.

O Processo Seletivo Simplificado iniciado durante o mês de agosto e concluído no mês vigente, publicado através do edital 01/2017 no Diário Oficial do Município e divulgado no site oficial da SAAEC, teve por objetivo a contratação temporária para determinados cargos, como auxiliar de serviços gerais, leiturista e operador de bomba, além da formação de cadastro reserva destes e outros cargos e profissionais.

Dividido em três etapas classificatórias, esta foi a primeira Seleção Simplificada realizada para a instituição, além de dois concursos realizados anteriormente. De acordo com o edital 01/2017 e comissão avaliadora as inscrições realizadas presencialmente durante os dias 24 e 25 de agosto alcançaram um número de aproximadamente 250 inscritos para os diversos cargos disponíveis, juntamente à entrega dos currículos de cada um dos candidatos.

A primeira fase consistiu na análise destes currículos e documentação pessoal dos inscritos, sendo eliminatória em casos de ausência de documentos ou incompatibilidade para as atribuições previstas junto aos pré-requisitos curriculares. Classificados para a segunda etapa, os candidatos passaram por entrevista individual com a comissão avaliadora durante os dias 30 e 31 de agosto e os aprovados convocados para início das suas atividades a partir do dia 16 deste mês para o cumprimento temporário de um ano na vigência do cargo, prorrogável por mais um ano.

A lista dos aprovados pode ser acessada por qualquer pessoa através do site da SAAEC, na aba “Notícias”, clicando na subcategoria “Artigos”, ou consultando presencialmente a sede da SAAEC para verificação dos aprovados nos quadros informativos da instituição.

Clique aqui para consulta pública da listagem de aprovados.

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A premissa da transparência na gestão pública, priorizada pela SAAEC e sua diretoria, vem sendo exercida para manutenção do compromisso em aproximar a instituição e a sociedade, consolidando a relação que tem gerado resultados positivos para o trabalho desenvolvido.

Os trabalhos externos, as reuniões constantes da equipe, as parcerias ou os convênios com órgãos públicos e setores privados, além da interação junto com a sociedade através das nossas ferramentas de comunicação, tem sido a melhor forma para manutenção do elo que nos diferencia enquanto instituição que zela pelo patrimônio e serviço público.

A última reunião do Conselho Administrativo da SAAEC, ocorrida na quinta-feira (17), às 10h na sede da instituição, é outro significativo momento a ser compartilhado. Na pauta, a deliberação para autorização da publicação do edital 01/2017, que abre processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas para cargos de nível fundamental e formação do cadastro reserva.

Ainda parte da pauta de discussão durante esta reunião, houve a apresentação de análises aprovadas resultantes das duas reuniões do Conselho Fiscal que trataram do balanço financeiro de 2016, das demonstrações financeiras do exercício do primeiro e do segundo trimestre de 2017, além das explanações sobre os custos de manutenção do abastecimento de água do Crato e a possibilidade de regularização de boa parte dos hidrômetros das unidades residenciais assistidas pela SAAEC.

“Temos em mente a certeza de estarmos contribuindo para uma SAAEC melhor, que preza pelo respeito ao que é público e deve ser transparente, não esquecendo do papel da cidadania e da modernização para gerenciarmos uma importante instituição como esta”, afirmou o diretor presidente, Yarley Brito, que também participou da reunião.

Na manhã desta sexta-feira (25), a SAAEC esteve presente na capacitação ofertada pela Prefeitura do Crato, com o objetivo de qualificar a formação voltada à gestão pública para atender a sociedade cratense e repassar aos servidores municipais conhecimentos sob o tema “Como a Administração Pública pode se reinventar”.

A capacitação foi realizada na Secretaria de Educação e contou com participação de dois membros de cada secretaria municipal, além da PREVICRATO (Fundo de Previdência Social dos Servidores de Crato) e da SAAEC.

A proposta é realizada pelo programa GOVLAB Experience Crato e teve como alvo principal a necessidade de inovação direcionada à prestação dos serviços executada por cada um dos presentes, indicados pelas suas respectivas secretarias e órgãos.

Estiveram presentes representando a SAAEC, o diretor do Núcleo de Engenharia e Projetos, senhor Cristiano Cardoso, e a chefe do Controle Interno, senhora Luciene Honorato. De acordo com eles, a oportunidade serviu para integrar servidores de áreas e repartições distintas, além de elevar a qualidade dos serviços prestados e da melhoria dos resultados.

“Essa foi uma ocasião importante para criarmos na gestão municipal uma rede de técnicos que vão buscar influenciar as equipes para a necessidade do planejamento, da busca de resultados e da eficácia nos processos. Foram apresentadas soluções não tão complexas e a procura por escutar as pessoas, sair da zona de conforto e ter instrumentos de estímulos, reconhecimento e produtividade”, declarou Cristiano Cardoso.

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A primeira semana da família na escola, atividade realizada pelo colégio Liceu Diocesano do Crato durante esta semana, contou com a participação da SAAEC. Convidada para ministrar palestra sobre o projeto “Bombas do Bem”, a instituição foi representada pela sua colaboradora Tayres Souza, que juntamente a Cristina Diogo coordena as atividades do Núcleo de Educação Hidroambiental, responsável por executar o projeto nas escolas e comunidades.

Durante a ocasião, estiveram presentes também a diretora da escola, Milena Moreira, anfitriã do convite à SAAEC, a Secretária de Educação, Otonite Cortez, a Secretária Adjunta de Saúde, Milena Brasil e o prefeito do Crato, José Ailton.

Um grupo de estudantes abriu a atividade apresentou uma dança característica do sertão, o xaxado. A semana da família na escola é uma iniciativa voltada para a integração entre a escola, pais, mães e comunidades, através de momentos de exposições artísticas, mostras culturais e palestras.

“A criação do Núcleo de Educação Hidroambiental proporciona a oportunidade de levar comunidades urbanas, escolas e zona rural a fazer a desconstrução da cultura do desperdício de água e incentiva a preservação do meio ambiente”, registrou Tayres.

Na manhã desta sexta-feira (25), a oficina de confecção das bombinhas de sementes fez parte da continuidade da semana da família na escola, novamente com a presença da colaboradora da SAAEC, Tayres Souza, colocando a mão na argila com trinta estudantes da unidade de ensino. O trabalho resultou em 250 bombinhas de sementes que serão lançadas na Chapada do Araripe no intuito de auxiliar o reflorestamento de áreas degradadas. Dentre as sementes das espécies que os estudantes e a SAAEC selecionaram para essas “Bombas do Bem”, o Tambor, a Imburana e a Aroeira estarão em breve germinando no solo do Cariri e transformando a paisagem da região, contribuindo para a preservação da flora e consequentemente, da fauna caririense.

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O diretor presidente da SAAEC, Yarley Brito, participou de reunião técnica na manhã desta terça-feira (22) com representantes da equipe gestora do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) e das Associações Rurais das comunidades Bebida Nova, Corujas, Santo Antonio das Flores e Barreiras, todas situadas na zona rural do município do Crato.

No intuito de aproximar o SISAR e a SAAEC para juntas alcançarem o objetivo de garantir atendimento e serviços para as comunidades rurais, proporcionando sustentabilidade a essas localidades, a reunião “buscou alternativas e meios para que o SISAR possa assumir o serviço de abastecimento de água das comunidades, situadas fora do território urbano do Crato”, explicou Yarley Brito.

A exemplo do que já acontece em outros municípios do Ceará, o SISAR que surgiu em 1996 nas bacias hidrográficas do Acaraú e Coreaú, já é referência no nordeste e busca ampliar a sua abrangência para demais bacias com presença de povoamento em território rural.

Participaram da reunião representando o SISAR, a gerente administrativa, Andreia Tenório, a supervisora técnica, Jomávia Lacerda e Marty Glauci, técnica da área de capacitação social.

 

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